O Via Verde Shopping vem sendo uma espécie de "point" para cachorros de rua, não somente no estacionamento, mas também nas calçadas do shopping.
O que se destaca é a migração repentina de tantos animais, durante alguns minutos ficamos no lado de fora do Via Verde e constatamos mais de quinze cães transitando, alguns quase sendo atropelados, outros deitados literalmente ao "pé" da porta do shopping.
São cachorros de diversas raças, do vira-lata ao bassê.
Não adianta culpar os cachorros por estarem lá, as pessoas que passam e alimentam os cães, que ficam acostumados pois sempre vão ter comida, mas quem nunca deu comida para um cachorro de rua? É de se pensar.
Como de costume, não há controle total em relação a captura dos cães em locais públicos e privados como no caso do shopping, pois alguns animais são um risco à população por serem bravos ou transmissor de doenças.
Em contrapartida, a captura pode resolver o problema temporariamente, pois o animal tem 90 dias para ser adotado, pelo contrário são doados à universidades para estudo ou, na maioria dos casos, é sacrificado.
A Organização Mundial da Saúde NÃO recomenda captura e extermínio de animais de rua, como forma de controle populacional e combate a doenças transmissíveis.
0 comentários:
Postar um comentário