segunda-feira, 9 de julho de 2012

Correios esclarece sobre a implantação do novo CEP em Rio Branco

Fátima Bandeira
 
Com o objetivo de agilizar a entrega de encomendas e cartas, os Correios implantou, desde novembro do ano passado, um novo sistema de Código de Endereçamento Postal (CEP) para Rio Branco.

Entretanto, muitos cidadãos reclamam que não sabem qual o CEP do seu endereço e que a medida não foi amplamente divulgada. Além disso, também houve a reclamação de que algumas encomendas foram encaminhadas para Manaus exatamente por problemas com o CEP.

Segundo o coordenador operacional dos Correios, Anderson de Oliveira, houve a necessidade da mudança nos CEPs da capital porque o sistema anterior estava organizado de uma maneira que não atendia às necessidades da população. As encomendas passavam por uma triagem manual, o que atrasava em até dois dias a entrega dos objetos. 

“No sistema de endereçamento antigo, não havia a separação dos objetos através do CEP, vinham todas as correspondências do Acre juntas. É feito uma triagem inicial, em que é feita a separação por município. A gente recebe 66 mil cartas por dia, e elas passam o dia inteiro aqui no Centro de Entrega de Encomendas (CEE), separando por unidade. No dia seguinte, a carta vai para o Centro de Distribuição Domiciliar (CDD), onde são separadas por carteiro, e a tarde é feita a entrega”, explica o coordenador.

Oliveira afirma que, com o novo sistema do CEP implantado, haverá a triagem mecanizada das correspondências. “E as cartas já chegam separadas para os carteiros, que já saem para a entrega. A máquina faz toda a separação por CEP em uma hora e meia, então vamos ganhar um tempo precioso”.

Quanto a reclamação sobre o envio de encomendas para Manaus, Anderson responde que esse problema, na maioria das vezes, é por erro de preenchimento. “O CEP de Manaus é parecido com o de Rio Branco, entretanto, nosso encaminhamento é completamente diferente de Manaus. As cargas do Acre e de Manaus vêm separadas no avião, e a triagem, no caso das de Manaus é feita através do CEP, então, se houve encaminhamento pra lá, foi por conta de erro no preenchimento do CEP”.

“É importantíssimo que a população atualize mesmo o endereço. As pessoas podem saber do seu CEP através do site, da agência ou entrando em contato por telefone. Daí ela vai entrar em contato com os serviços dos quais ela recebe correspondência, como cartões, conta de telefone ou Detran e atualizar o seu endereço, pra que assim as correspondências sejam entregues da maneira correta”, ressalta o coordenador dos Correios.

Panfleto que será distribuído nas residências da capital
Divulgação
O coordenador operacional explica que os Correios estão tentando fazer a divulgação sobre a mudança dos CEPs da melhor forma possível, através da imprensa, seja no rádio, televisão ou nos veículos impressos. Ele informa que, a partir dessa segunda-feira, haverá a distribuição de panfletos informativos em cada residência da capital. “O carteiro, ao fazer a entrega das correspondências, também entregará nos endereços um panfleto explicativo sobre os meios que a população pode entrar em contato com os Correios e tomar conhecimento dos novos CEPs”, completa. 

Até o início de agosto é o prazo que os Correios tem para que o novo CEP passe a valer para o serviço de entregas. Anderson esclarece que, se menos de 80% da população não estiver sabendo do seu CEP, esse prazo será estendido. “As entregas continuam sendo feitas através do sistema antigo, só que não adianta nada termos feito todo o trabalho de três anos para regularização se ele não for utilizado. Na verdade, vai atrapalhar mais do que ajudar”.

Anderson de Oliveira ratifica que a população deve se conscientizar que a implantação do novo CEP é para melhorar o serviço de entregas dos Correios. “A cidade vai ficar mais organizada, todas as ruas terão nomes, e, como divulgado pela prefeitura, haverá a implantação das placas de endereçamento. E, com o CEP, a gente vai conseguir fazer um trabalho de excelente qualidade, tudo o que for encaminhado vai ser entregue no prazo”.

Quem ainda não sabe o seu novo CEP, pode acessar o site www.correios.com.br ou então se dirigir a agência mais próxima. Para dúvidas, o Correios também disponibiliza os números 0800-725 0100 e (68) 3223-0851.

Correios realiza ação informativa sobre os CEPs na OCA

A partir desta segunda-feira, 9, até o dia 11 de julho os Correios realizam uma ação informativa sobre os CEPs na OCA. Um grupo de funcionários da instituição estará atendendo todos os cidadãos que tiverem dúvidas sobre o seu endereço. A população poderá se informar quanto a modificação nos CEPs e as mudanças nos nomes de algumas ruas. A equipe estará com uma relação dos novos CEPs e mapas da cidade para realizar a consulta.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...