sábado, 30 de junho de 2012

Sábado será um segundo mais longo

Das agências de notícias
 
A noite de sábado (30) para domingo (1º de julho) será um segundo mais longa. Trata-se do chamado "leap second", algo como salto de segundo, em português.

Assim como os bem mais famosos anos bissextos, o "leap second" é um ajuste de tempo que ocorre regularmente para permitir que nossos dias e anos tenham a duração "correta", mais ou menos sincronizada com os processos astronômicos que regem o planeta.

Ela não afeta em nada os computadores ou outros equipamentos com contagem de horas, mas é fundamental para os relógios atômicos.

Esse tipo de artefato, que começou a ser usado na década de 1950, é uma das maneiras mais precisas de medição do tempo.

Mas, embora sejam considerados mais exatos, eles não refletem com exatidão o tempo que a Terra leva para dar uma volta em torno dela mesma --a definição de um dia.

Essa diferença ocorre por vários fatores que interferem na rotação da Terra. O terremoto que abalou o Japão em 2011, por exemplo, desacelerou o movimento do planeta em milésimos de segundo.

Em 1970, um acordo internacional instituiu a existência de duas escalas de tempo: o período de rotação do planeta e o chamado UTC (Tempo Universal Coordenado).

O IERS (Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, na sigla em inglês), em Paris, é responsável pela medição dessa "lacuna" que surge entre o UTC e a rotação do planeta. Por isso, o órgão tem poder para orientar quando os relógios atômicos precisam ser acertados.

Convenciona-se que os ajustes sejam feitos ou no dia 30 de junho, como neste ano, ou no dia 31 de dezembro.

O último foi em dezembro de 2008 para janeiro de 2009 e o próximo só deve ocorrer por volta de 2015.

Relíquia de Rio Branco!


Do tempo da Tavaj, em 1995, Rio Branco era um dos principais centros de operação dessa compahia aérea. :)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cão é condenado à morte por se parecer com pitbull

Do Portal F5

Em 2010, o cão Lennox foi retirado da casa da família Barnes, em Belfast, na Irlanda do Norte, após uma denúncia. 

Segundo a lei do país, é ilegal ter um cachorro com aparência de pitbull e o animal só pode ser salvo da execução caso seja comprovado que o "cão não trará risco para a população".
Porém, desde a aprovação da lei em 1997, apenas um animal conseguiu ser perdoado e salvo da morte. 

Até ser capturado, Lennox era a companhia da filha deficiente de 11 anos de Caroline Barns e não havia nenhum relato de que o animal tenha sido agressivo com outra pessoa 

Na última semana, um segundo julgamento do caso corroborou a primeira decisão da corte irlandesa e apenas uma questão de direito ou um perdão podem salvar Lennox na próxima semana. 

A campanha pela salvação de Lennox já ganhou diversas páginas de apoio na internet, como uma petição online com mais de 160 mil assinaturas e uma página com mais de 60 mil "curtidas" no Facebook.

 Lennox quando ainda era um filhote. Atualmente, o animal tem sete anos de idade

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...