sexta-feira, 6 de julho de 2012

Greve nas federais preocupa bastante os universitários

Foto: Divulgação Ufac
 

Walcimar Junior

Com mais de 40 dias sem aula e 95% das universidades federais paradas por conta da greve dos professores, a luta por reestruturação da carreira, inclusão de níveis de remuneração, melhorias nas condições de trabalho e aumento do piso salarial vem sendo uma longa jornada que não agrada os professores e muito menos os alunos.

56 das 59 universidades federais estão paradas, e aproximadamente 20 institutos federais. O estado com maior número de instituições em greve é Minas Gerais, são aproximadamente 122 mil alunos sem aula. Em várias universidades, o fim do semestre deixa preocupados alunos que estavam em final de período ou se graduando.

Para a acadêmica do 4º período de Comunicação Social da Universidade Federal do Acre (UFAC), Carina Menezes, a greve é justa, porém causa danos graves para os estudantes por conta da perca de um período que poderia ser finalizado.

Concordo inteiramente com a Greve... Acho muito justa as reivindicações... É claro que uma greve no meio do ano letivo causa danos enormes para nós estudantes, afinal perderemos um período inteiro caso as negociações não aconteçam... Mas tenho que levar em consideração que a luta dos professores não é só em prol da categoria, mas por toda a classe universitária...”

O estudante Lukas Vieira que cursa o 3º período de Medicina na Ufac também acha justa a atitude dos docentes, pois eles têm que reivindicar seus direitos já que a base da educação são os professores.

“A greve é um direito dos professores, acho que somente lutando o ser humano consegue seus objetivos, nada na vida é de graça. Concordo que os professores tenham que lutar pela sua valorização, pois a educação no nosso país está cada vez mais caótica e não se vê uma solução em médio prazo. E a base da educação é o professor, talvez o mais desvalorizado no sistema. Isso entristece um pouco a gente, que é estudante e depende dela para receber uma formação de qualidade. É evidente, que nossa classe de estudantes é prejudicada com a paralisação, porém, a minha posição é de apoio total. Porém, o medo maior é de que, quando as aulas recomeçarem, não tenhamos 'correria' com assuntos, e aulas dadas de qualquer forma. Os professores não devem empurrar assuntos, afim de 'recuperar' o tempo e nós devemos cobrá-los quanto a isso.”

A maior preocupação da aluna do primeiro período de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luana Bengoche é em quanto tempo o aluno vai levar para se formar por conta da perca do semestre, embora ache correta a reivindicação  defendida pelos docentes.

“O pior é que você não sabe quando vai terminar a paralisação, a gente fica sem saber quando vai se formar. Pode ser que a gente perca o semestre. A greve vai atrapalhar minha grade toda nos próximos anos. Vou ter de correr atrás do tempo perdido. Acho muito justa a causa defendida pelos professores, mas é claro que a greve prejudica o andamento da nossa grade acadêmica e atrasa o calendário.”

Em todos os casos, a preocupação dos alunos é grande, alguns já na metade da graduação, outros apenas iniciando, o que se tem são vários casos em que a maioria concorda com o protesto dos professores, mas que já é inevitável o prejuízo para os discentes. Ainda não se tem previsão para o fim da greve que continua crescendo, e as negociações também não começaram, enquanto isso milhares de estudantes em todo o país ficam sem aulas e sem saber quando poderão retornar as atividades.

domingo, 1 de julho de 2012

Aeronáutica investiga quebra de vidraças do STF depois de voos de caças

Da Agência Brasil, em Brasília

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou em nota que já iniciou a apuração das causas da quebra das vidraças do prédio do STF (Supremo Tribunal Federal) depois do voo rasante de dois caças mirage da FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo a Aeronáutica, no momento da passagem das aeronaves houve uma "onda de choque", e os danos serão ressarcidos. As aeronaves faziam demonstrações durante a troca da Bandeira Nacional, na manhã de hoje (1º).

Veja o momento da quebra das vidraças

O prédio do STF teve cerca de 40 janelas quebradas (17 só na parte da frente) e, quando o caça passou sobre o prédio, foi ouvido um estrondo. O outro mirage fez voo no sentido da Esplanada dos Ministérios.

Na tarde de hoje, brigadistas que trabalham na sede do STF faziam a retirada de restos dos vidros das janelas que quebraram. O prédio está isolado, mas como o STF está em recesso não ocorrem as visitas do público ao Supremo.

Depois da cerimônia de troca da Bandeira Nacional, a Esquadrilha da Fumaça, da FAB, fez demonstrações acrobáticas ao público concentrado na Praça dos Três Poderes. A apresentação comemorou os 60 anos de criação da esquadrilha.

Assistente de Thiaguinho se envolve em acidente com cachorro e é desligado da equipe

Do UOL

Integrantes da equipe técnica do cantor Thiaguinho se envolveram em um acidente com uma cadela na noite deste sábado (30), antes da apresentação do músico em Sumaré, no interior de São Paulo.

 Cadelinha que sofreu acidente cometido por assistente de Thiaguinho
Segundo a assessoria de imprensa do pagodeiro, um dos membros da equipe adquiriu um artefato explosivo com a intenção de comemorar o período de festas juninas, mas durante uma brincadeira o atirou pela janela do ônibus, que os levavam para o show. Antes que os fogos de artifício explodissem, uma cachorra o abocanhou de maneira que o material explodiu em sua boca.

Ainda de acordo com a assessoria do cantor, os fatos foram apurados e Thiaguinho resolveu desligar o responsável pelo acidente de sua equipe.

No Twitter, o pagodeiro disse que está muito chateado e que a atitude do funcionário foi inadimissível. Além disso, ele se comprometeu em ajudar o animal com tudo o que for necessário.

A UPA (União Protetora dos Animais) de Campinas divulgou que a cachorrinha teve quebra de maxilar , dentes arrancados, tímpano estourado, queimaduras na língua e céu da boca.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...