sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Audio do gravador de voz do avião que caiu em Santos não é do acidente, diz FAB

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), o audio de duas horas que foi recuperado do gravador de voz do avião que matou 7 pessoas, inclusive do candidato Presidência da República, Eduardo Campos não foi do dia do acidente. Veja a nota divulgada pela Força Aérea Brasileira:

 (Gravador de voz recuperado.Reprodução:TV UOL)

Os dados do gravador de voz (Cockpit Voice Recorder - CVR) da aeronave PR-AFA, que se acidentou no dia 13 de agosto, já foram extraídos e analisados por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

As duas horas de áudio, capacidade máxima de gravação do equipamento, obtidas e validadas pelos técnicos certificados, não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto.

Não é possível, até o momento, determinar a data dos diálogos registrados no CVR, tendo em vista que esse tipo de equipamento não registra essa informação. As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação.

É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação dos possíveis fatores contribuintes.

Brasília, 15 de agosto de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...