sexta-feira, 18 de maio de 2012

Está sendo realizado em todo o Brasil a 10ª Semana dos Museus

Wellington Mota

Para comemorar hoje, 18, o Dia Internacional de Museus, é realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus que está sendo realizado entre os dias 14 e 20 de maio, esse ano completa sua 10ª edição com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações” e contará com a realização de diversas atividades culturais. Serão, ao todo, 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação.

A semana tenta estabelecer uma ligação entre os museus e a sociedade. Pois a maioria da população ainda não percebe a verdadeira importância desses espaços na vida da sociedade, enxergando os museus apenas como espaços de relíquias e artefatos sem utilização para a humanidade, não enxergando a verdadeira função e a importância que os museus desempenham na conservação e divulgação dos conhecimentos históricos de uma determinada comunidade para as futuras gerações.

No Acre, as atividades serão realizadas pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, em Rio Branco as atividades estão distribuídas entre a Casa dos Povos da Floresta, o Theatro Hélio Melo, o Museu da Borracha, o Museu do Palácio Rio Branco e o Museu Histórico do Poder Judiciário Acreano.

Já em Xapuri serão realizadas no Espaço de Memória Chico Mendes e no Museu do Xapury, com uma série de atividades, tais como, exibição de filmes/documentários, visita guiada, espetáculos teatrais, exposições e ações educativas. Essas atividades pretendem demonstram para a comunidade a história de nossa região e o resgaste de fatos culturais de nossa região.

Confira abaixo a programação. (Clique para ampliar)

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...